Vídeo mostra avanço da maior obra de alargamento de praia do Brasil em SC
05/11/2025
(Foto: Reprodução) Vídeo mostra avanço da maior obra de alargamento de praia do Brasil em SC; VÍDEO
A maior obra de alargamento de praia do Brasil completa 16 dias nesta quarta-feira (4). Localizado em Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, o serviço já alimentou 950 metros dos 7.500 de extensão de orla — o que equivale a 12,7% do engordamento previsto.
Programada para ser concluída em 2026, a obra está ativa 24 horas por dia e opera com a ajuda de uma draga de 166,5 metros de comprimento. São 18 mil metros cúbicos de areia retirado a 16 metros de profundidade a cada viagem (assista imagens da obra durante a noite acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Imagem mostra obra de alargamento de Itapoá sendo executada durante a noite
Jan de Nul/Divulgação
Além dos números astronômicos, o ineditismo da obra está acontece, pois a areia será retirada partir da areia retirada da dragagem de um canal da Baía da Babitonga. O local abriga os portos de São Francisco do Sul e Itapoá. Com a obra, os empreendimentos poderão receber navios maiores.
📏⌛ Segundo a Direção de Operações do Porto de São Francisco, três praias da cidade com a maior extensão litorânea do estado serão alargadas. A expectativa é que sejam depositados 6,4 milhões de metros cúbicos de sedimentos à orla. O volume é mais do que o dobro do usado em Balneário Camboriú.
O que fez máquina ser 'engolida' por areia na maior obra de alargamento do Brasil
Obra inédita no Brasil vai usar areia removida de canal para alargar praia
Números até agora:
Progresso total: 13,2%
Extensão de praia: 10,9% (816 metros de 7.500 metros previstos
Ciclos da draga: 149 operações realizadas
Obra no canal
Feito por meio de uma parceria entre o governo estadual e o setor privado, o serviço vai retirar quase o dobro de areia do fundo da Baía da Babitonga, cerca de 12,5 milhões de metros cúbicos.
Parte desse material será destinada à recuperação da orla de Itapoá, que sofre com erosão marítima, enquanto outra parcela será levada para alto-mar, em uma área chamada de “bota-fora” (veja no vídeo acima).
A dragagem vai custar cerca de R$ 324 milhões. Em março, durante a assinatura da parceria, a prefeitura destacou que a iniciativa vai além da proteção costeira, prometendo criar um novo cartão-postal e valorizar a região. Com 30 mil moradores, a cidade tem nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro.
Praia de Itapoá passa por obra de dragagem durante a noite
Jan de Nul/Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias