VÍDEO: hospital de SC registra dois partos raros de bebês empelicados em 48 horas
29/08/2025
(Foto: Reprodução) Dois bebês nascem empelicados em 48 horas em hospital de SC
Um hospital de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, viveu um acontecimento inusitado nesta semana. Dois bebês nasceram empelicados em 48 horas.
Foram dois partos de cesariana de gêmeos idênticos meninos, um na terça-feira (26) e outro na quinta (28), informou o Hospital Marieta Konder Bornhauser. Em ambos os casos, os bebês empelicados foram os segundos a nascerem, enquanto os irmãos vieram ao mundo já fora da bolsa amniótica.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
👶O bebê nasce empelicado quando chega ao mundo ainda envolto pela bolsa amniótica.
Bebê Antony nasceu empelicado na terça-feira (26)
Hospital Marieta/Divulgação
No primeiro caso, ocorrido em 26 de agosto, nasceram os gêmeos Henry e Antony, filhos de Caroline Ferreira Samenezes e Paulo Henrique Coelho. Neste caso, o pai ficou tão emocionado quando viu Antony empelicado que desmaiou e foi atendido pela equipe do hospital.
"Bem emocionante, bem intenso. O primeiro foi de boa. Vi, normal. No segundo, saiu empelicadinho. Ah, isso eu não aguentei. Eu desmaiei, tive que ser atendido", riu o papai Paulo Henrique Coelho.
A mãe Caroline disse que achou que um dos filhos viria envolto na bolsa. "Eu tinha comentado com a minha mãe que achava que um ia nascer empelicado. Na hora realmente foi bem lindo. Um veio todo enroladinho na bolsa. Emocionante. A gente vê o cuidado de Deus em cada detalhe", contou.
Pai desmaia de emoção ao ver filho nascer empelicado em hospital de SC
Hospital Marieta/Divulgação
Dois dias depois, em 28 de agosto, nasceram os gêmeos Miguel e Isaque, filhos de Jonathan Zasnieski e Bruna Carolina Cândido Zasnieski. Assim como no primeiro parto, o segundo bebê, Miguel, também nasceu empelicado.
“Um momento que não tem palavras para descrever. Nunca tinha visto antes um bebê empelicado, mesmo sendo bombeiro. Em todo momento a equipe foi comunicando o que estava acontecendo, foi muito prestativa”, comentou Jonathan, pai dos bebês.
Bebê Miguel nasceu empelicado em hospital de Itajaí
Hospital Marieta/Divulgação
Bebê nasce em parto empelicado na Serra de SC: 'pacotinho', diz mãe
Bebê empelicado: entenda fenômeno raro em que criança nasce envolvida por bolsa
Gêmeo empelicado nasce com um quilo e 5 cm a menos que irmão
Fotógrafa flagra nascimento de bebê empelicado em seu 1º registro de gêmeos
O caso é considerado raro, segundo a médica residente Luiza Gallina, responsável pelos partos no hospital. De acordo com a profissional, durante uma cesariana é comum que a bolsa se rompa no momento da cirurgia, o que torna especial o fato de os dois segundos bebês terem nascido com a bolsa amniótica intacta.
“Ambas as gestações foram classificadas como gemelares do tipo mono/di, em que os bebês são idênticos, compartilham a mesma placenta, mas se desenvolvem em bolsas amnióticas separadas”, explicou.
O hospital faz cerca de 400 partos por mês.
Gêmeos Miguel e Isaque
Hospital Marieta/Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias