Trio é preso em Manaus suspeita de executar chefe do CV que segurava filho de 1 ano no colo
16/12/2025
(Foto: Reprodução) Homem que segurava bebê de 1 ano no colo é morto a tiros e criança é baleada em SC
Três homens, que não tiveram a identidade divulgada, foram presos na manhã desta terça-feira (16) suspeitos de matar um chefe do Comando Vermelho no Amazonas, identificado como Alexandre Araújo Brandão, conhecido como “Xuruca”. O homem foi executado a tiros enquanto segurava no colo o próprio filho pequeno na região sul de Florianópolis no dia 10 de outubro. (Veja o vídeo acima).
O caso aconteceu por volta das 22h, na entrada de uma propriedade e foi flagrado por uma câmera de segurança. A Polícia Militar foi acionada e encontrou o homem já morto, com várias perfurações por disparos de arma de fogo pelo corpo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Alexandre era apontado como um dos principais integrantes da cúpula de uma facção criminosa no estado e respondia em liberdade por um homicídio, além de ser investigado por outros assassinatos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
As prisões ocorreram durante a operação Orion, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina. Os detalhes da ação serão divulgados pela polícia no fim da manhã desta terça-feira.
Alexandre era natural de Manaus e tinha passagens por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha, receptação e homicídio. Ele respondia a mais de 12 processos, incluindo casos de violência doméstica em Santa Catarina, Distrito Federal e Amazonas.
Em janeiro de 2024, ele foi preso em flagrante no próprio bairro onde agora foi morto, durante uma operação conjunta da Polícia Federal com as forças de segurança do Amazonas.
Alexandre Araújo Brandão, de 37 anos, foi executado a tiros em Florianópolis.
Reprodução
Na época, o delegado Sávio Pinzon, da PF, afirmou que Alexandre fazia parte do alto escalão de uma organização criminosa com atuação no Amazonas e no Rio de Janeiro.
Antes disso, ele já havia sido preso no Amazonas com 14 armas e cumpria pena de 15 anos por homicídio. Mesmo assim, foi solto e continuou atuando em esquemas criminosos.
Em julho de 2025, Alexandre sobreviveu a um atentado em Manaus, quando o carro em que estava foi atingido por cerca de 50 tiros. Ele ficou ferido nas pernas, mas escapou com vida.
Câmera flagrou crime
Após o crime, um homem com roupas escuras fugiu do local. Segundo moradores, o suspeito estava com uma arma nas mãos e entrou em um carro encontrado perto do Morro da Penitenciária, no bairro Agronômica. O automóvel deverá ser periciado pela Polícia Científica.
Equipes da delegacia de Homicídios, Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML) foram acionadas.
Homem que segurava bebê de 1 ano no colo é morto a tiros e criança é baleada em Florianópolis
Reprodução/Imagens cedidas