Reinauguração do Centro de Saúde Santinho dobra área da unidade e amplia serviços à comunidade
25/09/2025
(Foto: Reprodução) Nesta segunda-feira (22/09), o Centro de Saúde Santinho foi reinaugurado, após uma ampla reforma que dobrou a área física da unidade e trouxe mais conforto para usuários e profissionais. A unidade passou de 212,21 m² para 472,64 m², com aumento no número de consultórios de 5 para 7 — dois deles com sanitários, incluindo um acessível. Entre as melhorias, estão a criação de uma nova sala de procedimentos, além da ampliação das salas de curativos e imunização.
A farmácia também foi reestruturada e agora possui dois guichês, área de espera exclusiva e maior capacidade de atendimento. Outra novidade são as quatro áreas de espera setorizadas, que somam 32 lugares, com assentos adaptados para pessoas obesas e PCR.
Melhorias no atendimento
O novo projeto trouxe duas recepções: uma geral e outra no modelo “ilhas”, com três guichês, que facilita o direcionamento rápido dos pacientes e reduz o tempo de espera. Os sanitários também foram reformulados e agora a unidade conta com dois banheiros públicos acessíveis (masculino e feminino), além dos exclusivos para funcionários.
Acessibilidade e segurança garantidas
Todas as intervenções seguiram as normas da Vigilância Sanitária (Visa) e do Corpo de Bombeiros, assegurando acessibilidade, segurança e funcionalidade em todos os espaços.
Segundo a Secretaria da Saúde municipal, a obra representa um ganho importante para a comunidade, pois amplia a capacidade de atendimento, além de garantir conforto e acessibilidade.
Segundo a Secretaria da Saúde municipal, a obra representa um ganho importante para a comunidade
Divulgação/PMF
Retorno ao atendimento
As obras duraram cerca de um ano e dois meses. Durante o período, os usuários foram atendidos em outras unidades de saúde, como na unidade do bairro Ingleses, por exemplo. A partir desta segunda-feira (22/09), o Centro de Saúde Santinho retoma o atendimento regular à comunidade.
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no G1.
Conforme Lei nº 10.199, a Prefeitura informa que a produção deste conteúdo não teve custo e sua veiculação custou em média R$ 2.550,00.