Programa Diamante + Educação Ambiental promove conscientização e sustentabilidade
28/08/2025
(Foto: Reprodução) Com mais de 35 mil estudantes e 600 instituições atendidas em seis anos, o Programa Diamante + Educação Ambiental (PDEA) é uma das ações promovidas pela Diamante Energia para a conscientização e educação ambiental na região Sul de Santa Catarina. Iniciado em 2019, o programa é desenvolvido no Parque Diamante +Energia, localizado no município de Capivari de Baixo, onde também ficam as instalações do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL). Abordando temas diversos relacionados à conservação ambiental e sustentabilidade, o projeto contribui para aprofundar a compreensão dos visitantes sobre essas questões.
As atividades do PDEA ocorrem tanto ao ar livre quanto em um espaço especialmente desenvolvido para o projeto, situado dentro do parque. Essa sede possui infraestrutura para receber visitantes em um ambiente acolhedor e propício para a condução de atividades educativas. Em seus seis anos de existência, o programa já recebeu estudantes de escolas públicas e particulares, grupos de empresas e entidades da sociedade civil, além de grupos diversos interessados em aprender sobre sustentabilidade e preservação ambiental.
Com o objetivo de fortalecer a cultura de sustentabilidade e conscientização sobre o meio ambiente, o PDEA está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da União das Nações Unidas (ONU) e busca alcançar uma audiência ampla. Desse modo, o projeto não apenas contribui para a educação, mas também serve como estímulo para que os visitantes se tornem defensores ativos do meio ambiente, visando um futuro mais sustentável.
“O que vemos nas aulas do PDEA é muito mais do que aprendizado: é a construção de consciência, de valores e de futuro. Os olhos curiosos dos alunos e o entusiasmo dos professores mostram que estamos despertando uma geração que não apenas entende a importância do meio ambiente, mas que se sente parte dele. Cada encontro é uma semente plantada, e já começamos a ver florescer atitudes que transformam a escola, a comunidade e o amanhã.”, diz Mylena de Medeiros, Coordenadora do PDEA.
Acessibilidade
Entre as preocupações do PDEA está a acessibilidade para que a conscientização ambiental esteja ao alcance de todos. Além da adaptação do acesso físico às instalações do programa, as aulas de educação ambiental também são planejadas de modo a atender a necessidade de todos os públicos, de crianças a adultos, incluindo pessoas com deficiência (PcD).
Parque Diamante +Energia
Com mais de 50 hectares de área total, o Parque Diamante +Energia foi inaugurado em 2013 e é reconhecido pelo Governo Federal como um Ponto de Cultura na região. Lá, são realizados projetos e eventos culturais, educacionais, desportivos e sociais que fazem do parque uma referência na região Sul catarinense, especialmente para os mais de 350 mil habitantes dos 18 municípios que fazem parte da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).
No parque, é possível avistar animais de várias espécies e, além de 26 hectares de mata reflorestada, há cinco com vegetação nativa. O projeto de implantação do parque teve um investimento de cerca de R$ 35 milhões, sempre com foco em sustentabilidade e preservação da fauna e da flora: o abastecimento, por exemplo, é feito por meio da captação das águas da chuva, que são aquecidas com energia solar.
Visitação
As visitas ocorrem pela manhã, das 9h às 10h30, e também no período vespertino, das 14h às 15h30. O agendamento pode ser feito pelo telefone (48) 99645-0124 ou pelo link: https://parquediamanteenergia.com.br/programa-diamante-educacao-ambiental/
Conheça mais sobre a Diamante Geração de Energia.