O que faz de São Francisco do Sul a cidade do Brasil com mais praias com Bandeira Azul
02/10/2025
(Foto: Reprodução) Veja as praias de São Francisco do Sul que têm o selo Bandeira Azul
Educação ambiental, qualidade da água, limpeza, controle da presença de animais domésticos e segurança. Estes são alguns dos critérios para que praias sejam reconhecidas com o selo internacional Bandeira Azul.
Em todo o Brasil, chama atenção São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, cidade com mais praias premiadas. Na temporada mais recente, de 2024/2025, são quatro: Prainha, Praia do Forte, Praia Grande e Praia do Ervino (veja no vídeo acima).
Para 2025/2026, a cidade tem cinco pré-aprovadas. Além das quatro praias que já têm o selo, há ainda a Praia de Ubatuba. O resultado deve ser divulgado ainda no início de outubro.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Para entender por que São Francisco do Sul é o município do Brasil com mais praias com Bandeira Azul, o g1 Santa Catarina buscou representantes das áreas ambiental, ordenamento e saneamento para explicar o que é feito para conquistar e manter esse selo internacional.
Praias de São Francisco do Sul com Bandeira Azul. Da esquerda para direita, no sentido horário: Prainha, Praia do Forte, Praia Grande e Praia do Ervino
Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação
Bandeira Azul
🤔O Programa Bandeira Azul veio para o Brasil pela primeira vez em 2006. A ideia é aumentar a conscientização dos cidadãos e tomadores de decisão sobre a necessidade de proteger o ambiente costeiro e marinho.
🙋Geralmente, a iniciativa de buscar a premiação parte dos gestores municipais. O principal caminho é quando a prefeitura ou secretarias de Turismo ou de Meio Ambiente entram em contato com a coordenação nacional do Programa Bandeira Azul no Brasil para solicitar uma visita técnica às praias da região ou à praia específica que desejam premiar.
🏖️Normalmente, essa praia já atende a alguns dos critérios necessários para a premiação. Após a avaliação inicial, a praia ingressa na fase piloto do programa, que pode durar até dois anos. Nesse período, a gestão tem o desafio de alcançar todos os 34 critérios exigidos para receber a Bandeira Azul.
Todos precisam ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. Os candidatos passam pela avaliação de um júri nacional e um internacional.
Como São Francisco do Sul atende aos critérios da Bandeira Azul?
A secretária municipal de Meio Ambiente, Lara Yumi, declarou que a Bandeira Azul é importante para a cidade. "Esse selo, na verdade, é um grande orgulho para o município", resume.
"O fato de ter uma Bandeira Azul é uma segurança que passa para os turistas e moradores. É algo que se vende muito fácil, porque a segurança é você estar em uma praia que você sabe que não tem um risco de pegar uma doença, como uma virose, além da segurança de saber que tem um guarda-vidas próximo que vai conseguir te atender em qualquer ocasião", expande.
Ela conversou com o g1 sobre as estratégias do município para conquistar e manter o selo na cidade.
Educação ambiental
Em relação à educação ambiental, segundo a secretária, o município inicialmente fazia programas mais voltados aos turistas, nos meses de janeiro e fevereiro. Eles eram voltados à limpeza das praias.
Atualmente, também há iniciativas em conjunto com empresas da região. "Nós vamos até as escolas e transformamos as crianças em guardiões da praia, das Bandeiras Azuis".
"Quando nós trabalhamos com as crianças, nós estamos trabalhando com famílias inteiras. O Guardião Bandeira Azul é um trabalho que a gente sai de dentro da sala de aula, nós as levamos até as praias. Nós as levamos para conhecer os animais marinhos", diz a secretária.
"Tudo isso é um trabalho que a gente está levando para dentro da casa das pessoas, para elas entenderem a importância da separação do nosso lixo dentro da nossa casa e a importância da colocação dos dias certos para esse material chegar onde tem que chegar, que são nas recicladoras", elabora.
Atividade de educação ambiental na Praia Grande, em São Francisco do Sul
Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação
Limpeza
Para garantir a limpeza das praias e incentivar os banhistas a não deixar lixo no local, o município criou estratégias. Há momentos em que o trabalho é feito quando as pessoas estão na faixa de areia.
"Com isso a gente cria até um certo constrangimento para ninguém deixar o seu resíduo, porque vê que tem outras pessoas ali fazendo a limpeza, dedicando-se para isso", explica a secretária.
Além disso, bem cedo, a empresa responsável pela coleta do lixo na cidade faz o trabalho mais pesado antes da chegada dos banhistas.
A secretária diz, porém, que o maior problema é atualmente o microplástico. "Hoje, quando a gente faz limpeza de praias, nós verificamos resíduos que vêm de outros países, resíduos muito velhos, que a gente consegue ver o ano, 1990, 2000. São resíduos que já estão ali no mar há muitos anos e acabam chegando na nossa costa".
"Quando eles são grandes, são fáceis da gente recolher. O problema é quando eles já são tão velhos e tão deteriorados que fica difícil a nossa coleta e com isso acabam virando comida para os nossos animais marinhos", lamenta.
Em janeiro, foram instaladas nas praias com Bandeira Azul em São Francisco do Sul placas para incentivar que banhistas recolhessem o próprio lixo
Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação
Qualidade da água
A parte de saneamento básico da cidade é feita por uma concessionária, a Águas de São Francisco do Sul. A empresa é responsável pelo trabalho de coleta e tratamento de esgoto na cidade.
A concessionária é parte da empresa Aegea. A presidente em Santa Catarina, Reginalva Mureb, explica que, das quatro praias com Bandeira Azul na cidade, a do Ervino ainda não tem coleta e tratamento do esgoto. Nesse local, há outra solução no momento.
"É uma região, com um adensamento de tal modo que as pessoas fazem uso da fossa séptica. É uma possibilidade também e asseguram ali que o mar não está sendo contaminado".
A cidade toda ainda não tem 100% de coleta de esgoto. Ao final do ano, a concessionária espera atingir o número de 47%. Todo o esgoto coletado na cidade é tratado, conforme a presidente.
A verificação da balneabilidade das praias de São Francisco do Sul, assim como de todo o litoral catarinense, é feita por um órgão estadual, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Porém, ele não realiza análises nesses balneários que receberam o selo Bandeira Azul.
A Secretaria do Meio Ambiente de São Francisco do Sul explica que os dados do IMA não são usados para garantir a qualidade da água para o Bandeira Azul, pois é usada outra configuração de análise.
Para a premiação internacional, é feita uma contratação de exame do mar a uma empresa específica para atender aos critérios particulares da Bandeira Azul.
Controle de animais domésticos
Em relação ao controle de animais domésticos nas praias, a secretária diz que o maior desafio é conscientizar os tutores que querem trazer cães para a orla.
O artigo 8 da lei complementar número 16/2006 proíbe a presença de animais domésticos na orla marítima.
"Não é saudável para um animal ter essa exposição ao sol, à areia. Fora que a gente cria um problema para o ecossistema marinho. Alguns animais se sentem ameaçados, podem atacar. A gente desestabiliza o ecossistema", explica a secretária.
"Nós conversamos com os tutores, pedimos para eles levarem os seus animais para casa".
Segurança
Para dar segurança aos banhistas, as praias da cidade contam com guarda-vidas espalhados pela orla. Além de ficarem nos espaços feitos para eles, os profissionais também circulam através de quadriciclos.
Como manter a Bandeira Azul?
A secretária fala também sobre a importância da atitude de moradores e banhistas para que as praias do município continuem com o selo internacional.
"A gente precisa que todas as pessoas se liguem na rede de coleta de esgoto para a gente melhorar a balneabilidade de todas as nossas praias. Nós precisamos que se tenha a compreensão das regras que a Bandeira Azul tem, principalmente a questão [da proibição] de animais na praia, churrasco e fogueira".
Como são as praias de São Francisco do Sul premiadas com a Bandeira Azul?
Conheça abaixo um pouco de cada praia.
Prainha
Prainha, em São Francisco do Sul
Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação
A Prainha, também chamada de Praia da Saudade, é uma praia urbana e uma das mais tradicionais e procuradas de São Francisco do Sul, especialmente no verão.
Caracteriza-se por estar situada entre dois costões rochosos. Em um deles, encontra-se um sítio arqueológico catalogado, vestígio da ocupação dos povos sambaquianos.
Vegetação: A praia mantém áreas de restinga, que contribuem para a preservação ambiental e o equilíbrio dos ecossistemas costeiros.
Mar: O mar apresenta ondas fortes, tornando-se um dos principais pontos de surfe do município, com presença de campeonatos e praticantes da modalidade. Em dias mais calmos, também recebe banhistas e famílias que buscam lazer e contato com a natureza.
Infraestrutura: É a praia da cidade com a maior infraestrutura de bares e restaurantes. Além disso, há ciclovia e via asfaltada.️ A infraestrutura inclui ainda posto de guarda-vidas, banheiros públicos, chuveiros coletivos e lixeiras distribuídas ao longo da orla.
Praia do Forte
Praia do Forte em São Francisco do Sul (SC)
Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação
A Praia do Forte é considerada uma praia de caráter rural, preservada e com baixa intervenção urbana. Segundo a prefeitura, o ambiente é dinâmico e abriga uma grande diversidade de ecossistemas — marismas, manguezais, áreas de restinga, lagunas e costões rochosos.
Vegetação: Por estar cercada por manguezal, o acesso à areia é realizado por meio de um deque com passarela, construído para proteger o ecossistema e possibilitar a entrada de visitantes de forma sustentável.
Mar: Além de atrair famílias e turistas em busca de tranquilidade, a Praia do Forte é procurada por surfistas em trechos de ondas mais fortes e tem grande relevância cultural e econômica devido à pesca artesanal, especialmente na safra da tainha.
Infraestrutura: A praia dispõe de posto de guarda-vidas, lixeiras distribuídas e uma ciclovia que acompanha a estrada principal de acesso.
Praia Grande
Bandeira Azul na Praia Grande, em São Francisco do Sul
Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação
A Praia Grande integra uma das áreas de maior relevância ambiental do município, o Parque Estadual Acaraí, unidade de conservação que protege ecossistemas de restinga, manguezal e floresta atlântica.
No canto esquerdo, próximo ao costão rochoso, encontra-se uma curiosidade natural que chama a atenção: a formação de uma espécie de piscina natural, bastante utilizada por famílias e banhistas em busca de águas mais calmas e seguras.
Vegetação: A praia abriga uma restinga expressiva, fundamental para a proteção da biodiversidade local e para a estabilidade dos ecossistemas litorâneos.
Mar: Além do banho de mar e da prática do surfe, a Praia Grande se destaca ainda pela pesca desportiva, bastante comum ao longo de sua orla.
Infraestrutura: A Praia Grande oferece infraestrutura básica para os visitantes, com quiosques, banheiros públicos e lixeiras. Também dispõe de posto guarda-vidas. O acesso é feito por estrada asfaltada, acompanhada de ciclovia.
Praia do Ervino
Praia do Ervino, em São Francisco do Sul
Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação
A Praia do Ervino é localizada em uma área mais afastada do centro. O público é diversificado: famílias que buscam sossego, amantes da natureza, surfistas e visitantes interessados em um espaço menos urbanizado, mas com infraestrutura.
Vegetação: Há restinga, que abriga fauna típica, destacando-se a presença frequente da coruja-buraqueira.
Mar: O mar, por ser de frente para o oceano, apresenta dias mais calmos, mas, em geral, tende a ser agitado, atraindo surfistas e também pescadores que praticam a pesca de arremesso ao longo da faixa de areia.
Infraestrutura: A orla conta com ciclovia em toda a sua extensão asfaltada. Há duas passarelas com acessibilidade e diversos acessos à praia, todos delimitados por mourões e cordas. A praia dispõe de seis postos de guarda-vidas. Além disso, há banheiros públicos e lixeiras distribuídas em toda a orla.
Há quanto tempo São Francisco do Sul está com praias na Bandeira Azul?
O Programa Bandeira Azul começou a premiação no Brasil na temporada 2009/2010. Nessa ocasião, a única praia que recebeu o selo também foi de Santa Catarina, a de Jurerê Internacional, em Florianópolis.
São Francisco do Sul aparece pela primeira vez na lista na temporada de 2019/2020. Desde então, é sempre premiada anualmente. Veja há quanto tempo cada praia está na lista:
Prainha - 6 temporadas (desde 2019/2020)
Praia de Forte - 5 temporadas (desde 2020/2021)
Praia Grande - 3 temporadas (desde 2022/2023)
Praia do Ervino - 3 temporadas (desde 2022/2023)
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias