Freios de Porsche que atropelou e matou mulher em evento esportivo em SC estavam funcionando, diz polícia
26/08/2025
(Foto: Reprodução) VÍDEO: acidente com Porsche deixa uma mulher morta e duas feridas durante evento de carros
Uma perícia preliminar no Porsche 911 Carrera que atropelou e matou Patricia Oening Foss, de 38 anos, verificou que não houve falha nos freios no momento do acidente, segundo a Polícia Civil. O veículo se apresentava em um evento de carros esportivos em Grão Pará, no Sul de Santa Catarina, e atingiu outras duas mulheres, que tiveram ferimentos leves.
O caso aconteceu na noite de sexta-feira (22), durante uma exibição de aceleração. Imagens mostram que o condutor, um neurocirurgião de 37 anos, avançou a área de escape e atingiu as três pessoas (assista acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Vítima era balconista e havia acabado de chegar ao evento de carros
Ele chegou a ser preso, mas pagou fiança e foi liberado. Agora, responde em liberdade por homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
"O agente que trabalha na unidade de Grão Pará solicitou que o perito, já de antemão, realizasse exame e avaliação dos freios. E se concluiu, já no local, que os freios estavam funcionando regularmente", comentou a delegada Jucinês Ferreira.
O motorista do Porsche testou negativo para consumo de álcool. Segundo a Polícia Civil, o condutor permaneceu no local, prestou socorro, foi preso em flagrante por homicídio culposo na direção de veículo automotor, pagou fiança de R$ 5 mil e foi liberado.
LEIA MAIS:
VÍDEO: mulher morre após atropelamento com Porsche em evento de carros esportivos
Após morte por reação alérgica em tomografia, polícia pede prontuários médicos de jovem
Em relato à polícia, o motorista do Porsche informou que participava da largada promocional em um trecho isolado da avenida, quando perdeu o controle do veículo, ultrapassou a barreira de segurança e atingiu três mulheres que assistiam à apresentação.
Em nota, a defesa do motorista disse que ele é piloto federado no Rio Grande do Sul e prestou socorro imediato às vítimas.
"Lamentavelmente, em um ambiente que deveria ser altamente controlado, pessoas estavam aglomeradas em uma área de escape", diz trecho (veja íntegra abaixo).
Nas redes sociais, o organizador do evento afirmou que a atividade foi realizada com todas as autorizações municipais, estaduais e desportivas. As atividades da edição deste ano foram canceladas.
Vítima foi identificada como Patricia Oening Foss, de 38 anos.
Reprodução
O que diz a defesa do motorista
O motorista e seus familiares lamentam profundamente o trágico acidente ocorrido no Subida da Montanha, evento de exibição automobilística ocorrido em Grão-Pará/SC, que levou à óbito Patrícia Oening Foss e lesionou outras duas pessoas.
O motorista, que é piloto federado no Rio Grande do Sul, contratou uma experiência chancelada pela federação catarinense de automobilismo e, durante a exibição de aceleração, ocorreu o trágico acidente em razão de circunstâncias que serão reveladas no curso da investigação, após os exames técnicos.
Lamentavelmente, em um ambiente que deveria ser altamente controlado, pessoas estavam aglomeradas em uma área de escape, causando um acidente que impõe profunda dor e sofrimento em todos os envolvidos.
O motorista prestou imediato socorro às vítimas, esclarecimentos à autoridade policial e não se furtará, por intermédio de sua de defesa, de apresentar todos os elementos para o total esclarecimento dos fatos.
Rodrigo Oliveira de Camargo
OAB/SC 59.694
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Grão-Pará vem por meio desta apresentar esclarecimentos a respeito do grave acidente ocorrido por volta das 18h30min, do dia 22 de agosto de 2025, durante o evento privado Subida da Montanha, na Rua Nereu Ramos, no centro do Município de Grão-Pará.
Segundo informações obtidas, em determinado ponto da exibição, o condutor do veículo automóvel Porsche 911 Carrera, de cor vermelha, seguiu reto em velocidade, ultrapassou a área de escape, chocando-se contra a grade de proteção e avançando sobre os espectadores, o qual resultou em três vítimas, com uma delas vindo a óbito.
Ressalta-se que, segundo os organizadores do evento, o intuito da arrancada promocional seria mostrar os automóveis ao público, não havendo nenhuma manobra em alta velocidade, inclusive com uma área de frenagem e de escape para reforçar a segurança.
Diante do ocorrido, o Município de Grão-Pará se solidariza com as famílias das vítimas e as pessoas envolvidas neste momento de dor, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários.
Polícia Civil faz perícia em carro de luxo envolvido em acidente em Grão-Pará
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias